• Entre em contato: ‪+55 11 91776-7324

in-cosmetics Global 2025: visão de uma jornada em Amsterdam

in-cosmetics Global 2025: visão de uma jornada em Amsterdam

Biotecnologia, ativos naturais e inovação marcaram presença na in-cosmetics Global com soluções que transformam o futuro da beleza.

Este ano, depois de alguns anos longe desse evento internacional, tive a oportunidade de visitar a in-cosmetics Global, que aconteceu no último mês de abril no RAI Amsterdam.
O evento estava de fato incrível! Sem dúvida, estamos falando de um dos maiores palcos internacionais dedicados a ingredientes cosméticos e cuidados pessoais.
A feira realmente impressionou, não apenas pelo tamanho do pavilhão, mas pela diversidade de áreas dedicadas a assuntos específicos, como a área das fragrâncias, dos testes de segurança e eficácia de produtos, a área destinada aos expositores de primeira viagem, além, claro, dos espaços focados em países específicos, tais como França, China, Brasil, entre outros.
Sobre o público, o evento recebeu profissionais do mundo todo. Uma grande mistura de línguas e raças se espalhou pelos corredores do pavilhão.
Pavilhão Brasileiro
o Pavilhão Brasileiro na in-cosmetics Global destacou-se com a participação de diversas empresas nacionais, promovendo a inovação e a sustentabilidade da indústria cosmética do Brasil. Coordenado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), em parceria com a ApexBrasil, o pavilhão reuniu empresas que apresentaram soluções inovadoras em ingredientes, tecnologias e serviços para o setor.
Essas empresas demonstraram a diversidade e a capacidade inovadora do setor cosmético brasileiro, apresentando soluções que combinam ciência, sustentabilidade e valorização da biodiversidade nacional.​ Acho que não é preciso dizer que temas como sustentabilidade, procedência ética de ingredientes e inovação proveniente de recursos naturais continuam imperando no mercado.
Áreas Temáticas e Iniciativas
Sabemos que a in-cosmetics, em todos os lugares onde é realizada, se destaca pela presença de áreas temáticas que visam expor produtos e soluções em linha com as tendências do mercado. Em Amsterdam não foi diferente: essas áreas apresentaram grandes inovações e estavam sempre lotadas de visitantes!
Na Innovation Zone, por exemplo, um dos grandes destaques foram os exossomos biomiméticos derivados de microalgas, que promovem a regeneração da pele. Essas vesículas replicam a estrutura e função dos exossomos humanos, oferecendo benefícios como aceleração da cicatrização, melhora na elasticidade e aumento da luminosidade da pele.
Outro destaque foram os ingredientes senolíticos (que bloqueiam a ação de células envelhecidas) de origem vegetal, que estão sendo utilizados para prolongar a longevidade dos folículos capilares. Esses ativos demonstraram aumento significativo na densidade capilar e melhoria na qualidade dos fios, atuando diretamente nas células senescentes do couro cabeludo.
Uma tendência que não podemos deixar de mencionar são os produtos naturais multifuncionais, como derivados de celulose, que proporcionam estabilidade em formulações sem aumentar a viscosidade. Esses componentes oferecem sensação semelhante ao silicone, efeito de desfoque e aumento do FPS em protetores solares, além de serem biodegradáveis.
Peptídeos de origem natural também foram apresentados para estimular a produção de colágeno e proteger contra a degradação induzida por UV. Esses ativos são produzidos por meio de processos de química verde, sendo biodegradáveis e adequados para formulações sustentáveis.
Ingredientes pós-bióticos derivados de microrganismos endofíticos estão sendo utilizados para equilibrar e regenerar peles maduras e propensas à acne. Esses ativos atuam na harmonização do microbioma cutâneo, reduzindo inflamações e sinais de envelhecimento.
Apesar de não ser uma novidade, a nanotecnologia foi apresentada no Innovation Zone para melhorar a entrega e eficácia de ingredientes ativos, como minerais e canabinoides. Essas partículas nanoestruturadas permitem maior penetração na pele, aumentando a bioatividade e os benefícios terapêuticos dos cosméticos.
E algo que realmente me chamou a atenção na feira foram os novos conservantes de origem natural, que oferecem proteção antimicrobiana eficaz sem comprometer a sustentabilidade. Esses ingredientes são derivados de fontes renováveis e atendem à crescente demanda por produtos limpos e éticos.
Além da Innovation Zone, foi possível visitar também o Sensory Bar, focado em sensorial e texturas diferenciados e a Sustentability Zone, focada em avanços em beleza sustentável, desde sourcing responsável até formulações ecológicas.
Em termos gerais, a feira evidenciou a integração de tecnologias avançadas, como IA, biotecnologia e medicina regenerativa, em produtos de beleza. Inovações como cuidados personalizados baseados em DNA, wearables para equilíbrio hormonal e terapias com mRNA para retardar o envelhecimento foram apresentadas, refletindo a convergência entre ciência e estética na criação de soluções personalizadas e eficazes.
Tendências Apresentadas
Além das novidades em produtos, as agências de pesquisa como Euromonitor, Mintel e Beautystreams destacaram várias tendências em voga no momento:

Comunicação Eficaz: a Euromonitor enfatizou a importância de as marcas comunicarem inovações de forma clara e eficaz aos consumidores.

Beleza e Bem-Estar: a Mintel realizou demonstrações ao vivo na Innovation Zone, explorando como as tendências de bem-estar estão moldando o mercado de beleza.

Sustentabilidade e Upcycling: a Beautystreams abordou o crescente interesse por ingredientes sustentáveis e o reaproveitamento de subprodutos, como borras de café e frutas, em soluções cosméticas. O tema Upcycling foi um dos destaques da feira, tendo sido visto em inúmeros lançamentos de empresas diversas.

Depois de passar três dias conhecendo cada cantinho deste evento tão enriquecedor, a grande conclusão a que chegamos é a de que o mundo da cosmetologia não para: conceitos como beleza consciente, sustentabilidade e resultados com ética continuam mais presentes do que nunca. Associados a novos conceitos como a presença da IA no nosso dia-a-dia, desenvolver novos produtos torna-se, por um lado mais fácil, mas por outro algo extremamente desafiador. O consumidor atual não quer mais apenas resultados visíveis. Hoje esse consumidor quer propósito, personalização, bem-estar e consistência.
Estar em Amsterdam foi mais do que participar de uma feira. Foi mergulhar no futuro da cosmética. Em cada conversa, estande, textura e apresentação, era possível enxergar o que está por vir: ingredientes mais sustentáveis, soluções biotecnológicas, propostas sensoriais mais inteligentes e marcas com mais responsabilidade.

Francine Laurindo Por Francine Laurindo, biomédica com MBA em Marketing, atuante há mais de 20 anos na área cosmética. Especialista na área de ingredientes para personal care, atuou em empresas como BASF, Merck, quantiQ e M.Cassab. Durante 10 anos foi Diretora Comercial do Portal Cosmetic Innovation. É fundadora e Diretora de Negócios da Cosmera Ingredients, distribuidora focada no desenvolvimento de especialidades cosméticas para o Brasil.

 

Entre em Contato

Possui alguma dúvida, sugestão ou precisa de mais informações? Estamos aqui para ajudar! Entre em contato conosco através do formulário abaixo e responderemos o mais breve possível.